quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

"A oposição desmantelou e o PT recuperou o Estado brasileiro", diz Vaccarezza

Dois projetos antagônicos. O do PSDB e DEM (ex-PFL), sob o comando de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), desmantelou o Estado brasileiro. Baseava-se na lógica de deixar a economia à sua própria sorte, endeusando o mercado. Mas o governo do PT e aliados, sob a batuta do presidente Lula, derrotou o projeto neoliberal e mostrou, sim, com toda a clareza, que o Estado tem o papel importante de indutor da economia e de formulador de políticas públicas que levam à inclusão social e à distribuição de renda. Essa reflexões são do líder do PT na Câmara, Cândido Vaccarezza (SP), em entrevista à revista Estados&Municípios.

"Nós dobramos o número de universidades e ampliamos o número de estudantes. Se somarmos isto ao ProUni, é mais que o dobro. Por conta disso, é preciso contratar mais professores, mais técnicos e se reaparelhar em todos os ramos do controle do Estado e de sua capacidade na economia. Na crise, a oposição aumentou imposto, os juros e reduziram-se investimentos. Nós baixamos os juros, os impostos e aumentamos o investimento", observa o líder do PT. Se não fosse a atuação decidida do Estado, o País, com a crise internacional eclodida em outubro de 2008, estaria sofrendo com o desemprego, a baixa de credibilidade. "Agora o Brasil tem emprego, desenvolvimento econômico e distribuição de renda".

Ele destacou também o papel da Bancada do PT na Câmara, para dar consistência ao conjunto das políticas que o Brasil precisou para enfrentar a crise financeira e econômica mundial. Foi necessário um conjunto de ações do Executivo e do Legislativo para que o Brasil fosse pouco atingido e para sair rapidamente dela. "A oposição não entendeu o que acontecia e fez sarcasmo com a definição do presidente, que considerou a crise uma marola. Se fôssemos demonstrar em gráfico, a crise financeira no Brasil foi um “V”: chegou e saiu com rapidez. Para isso foi necessário o apoio do Congresso".

Leia aqui a íntegra da entrevista.

Nenhum comentário: