terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Lula rebate neoliberais e destaca papel do Estado no apoio aos desfavorecidos

Um debate superado, com gosto de “coisa mofada”, está para começar, avisou o presidente Lula em cerimônia realizada nesta terça-feira (9/2) em Governador Valadares (MG) para a inauguração de obras do PAC Saneamento e Habitação. De fato, os adversários do governo estão retomando, pela imprensa, um discurso antiquado de que o governo teria inchado o Estado.
O próprio presidente Lula afirma que questão está superada. O mercado não resolve tudo, como ficou provado na crise econômica mundial, em que países de todo o mundo recorreram ao Estado para não quebrarem, e o Estado tem o dever de se preocupar com os mais necessitados do País. Sem ele, avisou o presidente, não haveria programas como o Luz Para Todos, o ProJovem, entre outros que promoveram a inclusão social e a ascensão social de milhões de brasileiros.

“Não quero o Estado administrador, mas quero o Estado indutor e fiscalizador. (…) O Estado tem que contratar mais médico, mais agente de saúde, professores e técnicos”, disse o presidente em seu discurso. Um pouco antes, o ministro da Educação, Fernando Haddad, também reforçou a ideia, afirmando que se contratar professores é inchar a máquina, então quer mais é ver essa máquina ‘explodindo’.
Ouça aqui o discurso do presidente Lula sobre o tema.

Outras reflexões sobre o papel do Estado e a diferença entre o modo petista de governar e o dos neoliberais do PSDB e DEM (ex-PFL) podem ser lidas aqui, em artigo do professor e sociólogo Emir Sader.