terça-feira, 13 de agosto de 2013

REPORTAGEM QUE DIFAMA PETROBRAS É DESMENTIDA EM 24 HORAS




Uma reportagem da revista Época publicada no sábado (9), na qual o lobista João Augusto Henriques teria revelado ao repórter Diego Escosteguy a existência de um esquema de desvio de verbas na Petrobras, destinado a alimentar campanhas políticas, incluindo da presidente Dilma, foi desmentida em 24 horas, em nota na qual Henriques nega ter feito tais declarações. 

Veja abaixo: 

"Informo que não concedi entrevista à revista Época. O contato que mantive com o repórter da publicação tratava-se meramente de uma conversa informal, cujo convite partiu dele, na qual o repórter apresentou as situações descritas na reportagem. O que não significa que houve concordância com a versão do repórter. Quanto aos fatos mencionados pelo jornalista, não exerço, e nunca exerci, qualquer interferência nos contratos da área internacional da Petrobras. Não recebi e nunca repassei qualquer recurso para pessoas nem tampouco partidos, sejam eles PT ou PMDB. De fato, havia sido sondado pelo já falecido deputado Fernando Diniz para assumir um cargo na Petrobras, mas declinei do convite. Conheci, e conheço várias pessoas da Petrobras porque lá trabalhei durante 23 anos, tendo sido, inclusive, diretor da BR Distribuidora.
Não fui responsável por demissões ou indicações para cargos na estrutura da Petrobras.
No mais, o que expôs a publicação são ilações.”  João Augusto Henriques 

No novo tipo de jornalismo irresponsável que tomou conta da mídia brasileira, o autor da “reportagem” divulgou trechos da gravação, que atinge ainda Michel Temer, Henrique Alves e Marcelo Odebrecht, no site da revista. Entretanto, nada ficou esclarecido, pois, pelo que se divulga, as fitas foram editadas. 

Como Escosteguy já se envolveu em reportagens polêmicas que jamais foram desvendadas, para que reste um mínimo de credibilidade na reportagem, e para sanar todas essas dúvidas, o correto seria a publicação na íntegra da conversa e não apenas trechos. O jornalista resolveu então publicar a gravação, querendo provar que não estava mentido. Foi um vexame. Só publicou alguns trechos  deixando  dúbias as conversas, quando são cortadas, sem mostrar todo o contexto em que foi dita.

Inclusive seria importante publicar na íntegra para entender a motivação que João Augusto teria para se autoincriminar, se é que fez isso de fato. Ele achou que estava falando em "off"? E estaria usando esse "off" para detonar adversários de Aécio Neves, sem compromisso com a verdade?

Diego Escosteguy esconde as informações do leitor, que são importantes, quando se trata de um denúncia sem documentos apoiadas apenas em palavras de quem o próprio Escosteguy deprecia ao tratá-lo como lobista. Fica claro então que a revista censura gravações e passam vexame perto da honestidade de um novo tipo de jornalismo que ganha as redes, com transparência.

Material elaborado a partir de informações obtidas em sites oficiais, noticiários e na blogosfera 

Nenhum comentário: